top of page

As aplicações da Química Nuclear vêm crescendo constantemente e tornando-se de suma importância. Um exemplo clássico é a utilização da energia nuclear.

Ao mesmo tempo que a demanda pela energia cresce, há uma grande preocupação com o aquecimento global, este causado principalmente por combustíveis fósseis, emissores dos gases que causam o efeito estufa. Outras fontes de energia, como as fábricas termoelétricas apresentam limitações e provocam grandes impactos ambientais. Apesar de a energia solar e eólica serem consideradas fontes limpas, exigem elevado custo e também apresentam limitações. A energia nuclear é uma das fontes mais limpas, pois não há emissões prejudiciais, sendo que é produzida através de reatores nucleares de potência. É capacitada para ser uma grande alternativa na demanda energética mundial.

Outra aplicação da Química Nuclear de grande importância, é a datação por carbono-14. Uma técnica que permite indicar com precisão a idade real de materiais, sendo estes de origem orgânica ou que estejam diretamente associados a amostras orgânicas, ou seja, que contenham carbono-14. A datação por carbono-14 tem grande impacto sobre o mundo, foi e é através dela que compreende- se fatos importantes do passado, em que estes fazem parte da história. É utilizada pela química nuclear, mas tem também suas influências em outras áreas da ciência, como a arqueologia, geologia, geofísica e ciência atmosférica.

A medicina também utiliza as aplicações da Química Nuclear, em terapia no caso de tumores malignos, na esterilização por raios gama que é geralmente mais barata e mais eficaz do que a esterilização por calor de vapor. São métodos seguros e de custo relativamente baixo, que fornecem informações que outros exames diagnósticos não conseguirem.

A conservação e desinfeção de alimentos, já que em todas as partes do mundo, há uma crescente utilização da tecnologia de irradiação para conservar os alimentos. 

No controlo de pragas na agricultura, foi desenvolvida, a técnica do inseto estéril (SIT), por meio da qual é criado um grande número de insetos, em seguida, os seus ovos são irradiados com radiação gama antes de eclodirem, para esterilização. Os machos estéreis são então liberados em grande número nas áreas infestadas. Quando eles se acasalam com as fêmeas, não há reprodução. Com o uso dessa técnica a população da praga é drasticamente reduzida.

Como é possível verificar a Química Nuclear tem mais participação na vida cotidiana do que imagina-se, esses foram alguns dos exemplos de quão próximos a sociedade se encontra dela e quão importante é. Visando que este trabalho tem vertente não só para os conhecimentos científicos, mas também para a parte pedagógica do tema, e diante de grandes importâncias, como algumas citadas. Despertou-se interesse em verificar e comparar o modo que o assunto é contextualizado nas escolas para estudantes de Ensino Médio brasileiro e Ensino Secundário em Portugal.

As aplicações da Química Nuclear 

bottom of page